CARRO ELÉTRICO: TUDO O QUE PRECISA DE SABER
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CARRO ELÉTRICO: TUDO O QUE PRECISA DE SABER


Foi em 1828 que o húngaro Ányos Jedlik terá desenvolvido o primeiro projeto de motor elétrico e em 1835 que Thomas Davenport construiu o primeiro veículo elétrico. Mas apenas no século XXI este tipo de motores parece estar a banalizar-se. Cada vez mais, as marcas do setor automóvel dedicam-se a desenvolver modelos destas gamas, numa clara resposta à necessidade de mudança deste segmento, fruto das preocupações ambientais que marcam a agenda mundial.


Ainda assim, muitas são ainda as dúvidas em torno deste tipo de automóveis e dos reais impactos que podem ter na sua vida e na vida do planeta. Entre fatores como a autonomia das baterias, as formas de carregamento, o preço e até as diferenças na condução, há muito a ter em conta antes de tomar a decisão de comprar um carro elétrico. Nós ajudamos a esclarecer as principais dúvidas.


QUAIS AS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A UM CARRO TRADICIONAL?


Um automóvel elétrico é alimentado por energia elétrica armazenada em baterias, propulsionado por um motor elétrico. Pode ser carregado em casa através de uma wallbox (posto de carregamento residencial), através de tomadas domésticas, de preferência reforçadas (já que as tomadas comuns não estão preparadas para aguentar longas sessões de carga com correntes elevadas) e também nos postos de carregamentos públicos e privados aos quais pode aceder facilmente com o cartão de um Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME), que pode pedir aqui. A maioria dos modelos elétricos tem também um sistema de regeneração incorporado, que permite aproveitar as travagens para gerar energia elétrica e assim carregar parte da bateria.

A principal diferença entre um carro tradicional e um elétrico está na agenda do dia: um carro elétrico não produz emissões de CO2 enquanto conduz. Numa altura em que, mais do que nunca, as preocupações com o meio ambiente marcam a vida de todos, esta é uma diferença a que não se pode fechar os olhos e que deve influenciar decisões de quem pensa comprar um carro.

Além disto, e ao contrário dos motores convencionais, o motor elétrico é silencioso. Há também diferenças na capacidade de aceleração já que os carros elétricos têm o binário máximo disponível logo desde o arranque, dando uma sensação diferente de condução.


QUE TIPOS DE CARRO ELÉTRICO EXISTEM?


Só são considerados elétricos os automóveis que dependem a 100% de eletricidade, sem outros motores de combustão. No entanto, existem no mercado automóveis com tecnologias mistas, chamados híbridos (com ou sem plug-in).


Elétricos


São veículos 100% elétricos que não dispõem de qualquer motor a combustão. Por isso, não produzem emissões de CO2 enquanto se conduz, sendo a alternativa mais limpa. Em termos de consumo, e porque o abastecimento a eletricidade é mais barato do que a gasolina ou gasóleo convencionais, garantem também uma maior poupança. São a melhor solução para quem faça trajetos diários curtos, como por exemplo em ambiente urbano. Para distâncias muito longas – mais de 400km por dia – pode ter de carregar o veículo ao longo do trajeto. Dois dos aspetos fundamentais para optar por um carro 100% elétrico é a possibilidade de carregar o veículo em casa e/ou no trabalho e a distância percorrida diariamente. Se quiser descobrir se os seus trajetos diários são compatíveis com um carro elétrico, faça download da app EDP EV.X disponível para Android e iOS.


Híbridos plug-in


São veículos que dispõem de dois tipos de motorização – a elétrica e a convencional (a gasolina ou a diesel) – que podem funcionar de forma complementar ou independente. O motor elétrico garante, em média, uma autonomia de bateria até 50 quilómetros, suficiente para as deslocações em ambiente urbano. A partir daí, o motor convencional dá uma ajuda – para que nunca arrisque ficar parado, sem carga suficiente na bateria para completar o percurso. Como este tipo de veículo tem maior autonomia elétrica que um híbrido sem plug-in, e se funcionar apenas a eletricidade não emite CO2 enquanto conduz. Tal como nos carros 100% elétricos, poderá recarregar as baterias facilmente através de postos de carregamento elétrico públicos ou em casa através de uma wallbox.


Híbridos (sem plug-in)


Tal como na versão plug-in, os veículos híbridos têm um motor elétrico e um convencional. A diferença é que o motor elétrico carrega exclusivamente através do motor convencional (o motor convencional produz energia que alimenta a bateria). Não é possível ligá-los a um carregador externo e podem funcionar de duas formas: o motor convencional exclusivamente alimenta as baterias ou o motor convencional alimenta as baterias, mas também diretamente as rodas. Nestes casos a autonomia da bateria é reduzida – sendo em alguns modelos apenas utilizada para os arranques do veículo. Os maiores ganhos são gerados de forma complementar: arranque em modo elétrico (para uma aceleração extremamente rápida e reduzindo as emissões desta fase que são por norma mais elevadas que em velocidade constante) e aproveite, na condução, o recarregamento da bateria por travagem/inércia. Assim terá um menor consumo de combustível.


QUAL É A AUTONOMIA DAS BATERIAS?


Esta é uma das questões que mais suscita dúvidas em quem está indeciso entre um veículo convencional a gasolina/diesel e um automóvel elétrico. No entanto, os modelos 100% elétricos mais recentes já apresentam níveis de autonomia atrativos: o recordista no mercado permite cerca de 600 quilómetros de autonomia, contando com uma condução que permita tirar o máximo partido do sistema de regeneração nas travagens. Lembre-se, no entanto, que a utilização de funcionalidades como o ar condicionado reduz a autonomia prevista. No caso dos híbridos, a autonomia é bastante mais reduzida, porque as baterias são mais pequenas. Os modelos plug-in podem rondar os 50 quilómetros de autonomia, em modo exclusivamente elétrico. A vantagem é que também demoram menos tempo a carregar.


ONDE POSSO CARREGAR A BATERIA E DURANTE QUANTO TEMPO?


Poderá carregar um automóvel elétrico (ou híbrido plug-in) em sua casa – a opção mais prática e confortável ou em postos de carregamento públicos. Neste caso é fundamental ter o seu cartão CEME. Se ainda não tem, peça gratuitamente por exemplo o cartão Mobilidade Elétrica EDP


Em casa


Se optar por carregar o automóvel em casa, poderá usar uma tomada convencional com carregamentos até 10A, que não é aconselhado visto as tomadas normais não estarem preparadas para longas sessões de carga (poderá mesmo assim solicitar a instalação de uma tomada “reforçada”). Neste caso, a 10A, prepare-se para esperar até cerca de 8 horas para carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia. A alternativa é investir numa wallbox, um posto de carregamento doméstico de fácil instalação que garante maior rapidez – entre 4,5 a 2,5 horas, conforme a potência da wallbox, para carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia. Além da rapidez, a wallbox garante maior segurança do carregamento. Há vários modelos disponíveis no mercado, muitas vezes disponibilizados pelos próprios fabricantes automóveis. Analise as opções tendo em conta a instalação elétrica de sua casa ou do seu condomínio, os diferentes tipos de conectores necessários e a comodidade de utilização (por exemplo: se pretende gestão de acessos, monitorização de consumos e ligação com smartphone). Aproveite a tarifa bi-horária ou tri-horária para carregar o veículo durante à noite, já que o carregamento do veículo vai ser incluído na fatura normal de eletricidade, segundo as condições contratualizadas com o comercializador.


Num posto de carregamento público


A rede de postos de carregamento MOBI.E disponibiliza cerca de 670 postos de carregamento em Portugal Continental, Açores e Madeira. Desses, cerca de 80 são de carregamento rápido e podem garantir o carregamento de 100 quilómetros de autonomia em menos de 30 minutos – o uso de potências mais elevadas de carregamento dependem do modelo que possui e o seu uso frequente poderá ter impacto na longevidade das baterias. Nos postos normais (semi-rápidos), poderá demorar entre 4,5 e 1 hora para carregar os 100 quilómetros de autonomia. Procure aqui o posto de carregamento mais próximo. Para o utilizar, terá de aderir ao cartão CEME, sendo que a EDP Comercial oferece vantagens exclusivas para os seus clientes. Conheça todas as vantagens do cartão Mobilidade Elétrica EDP.


O QUE É O CARTÃO CEME?


É um cartão, que pode pedir a qualquer Comercializador de Energia para a a Mobilidade Elétrica, como a EDP Comercial, e que permite acesso à rede de postos públicos da MOBI.E.Para utilizar esta rede, peça aqui o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP, gratuito e disponível em sua casa em apenas cinco dias úteis. No caso do seu veículo elétrico ser da empresa, a EDP Comercial possui uma oferta de cartões CEME específica para estes casos.


EXISTEM INCENTIVOS FISCAIS PARA COMPRAR UM CARRO ELÉTRICO?


O Estado incentiva a compra de veículos elétricos, por serem uma opção ambientalmente favorável. Em 2019 foram disponibilizados os seguintes benefícios:

  • Incentivo direto à compra: desde 1 de janeiro de 2019, o incentivo do Estado para a aquisição de um veículo 100% elétrico novo é de até 3000€ no caso de pessoas singulares (2250€ para pessoas coletivas)

  • Isenção de Imposto sobre Veículos

  • Isenção do Imposto Único de Circulação (válido para veículos 100% elétricos)

  • Dístico identificativo de veículo elétrico: é gratuito e obrigatório para todos os veículos elétricos que estejam a ocupar uma zona de parqueamento para carregamento público


Vários municípios disponibilizam, ainda, estacionamento grátis para este tipo de veículos.

Em 2020 o Orçamento do Estado prevê uma maior dotação para os incentivos para a aquisição de veículos 100% elétricos.


VOU TER DE ADAPTAR A MINHA CONDUÇÃO?

Há diferenças na condução que deve ter em conta. Dada a capacidade de arranque muito rápido, deve dosear o uso do acelerador no início de qualquer trajeto. Além disto, devido ao sistema de recuperação de bateria, poderá sentir uma travagem sempre que tira o pé do acelerador.

Para poder tirar o máximo partido do recarregamento em andamento:


  • Sempre que possível, em vez de travar, liberte ligeiramente o acelerador

  • Reduza a aceleração nas descidas, para que o carro possa carregar em andamento

  • Acelere progressivamente


FAZER AS CONTAS: CARRO ELÉTRICO OU CONVENCIONAL?


Conhecidas as principais características, falta apenas a comparação. Afinal, o que compensa mais: um carro elétrico ou um modelo convencional, a gasolina ou diesel? A app EDP EV.X ajuda-o a perceber como seria o seu dia-a-dia se tivesse um veículo elétrico – quanto pouparia em combustível, a redução e emissões de CO2, o número de carregamentos que teria de fazer por dia e por semana, entre muitas outras coisas. Faça já o download da app EDP EV.X para Android ou iOS.



Consumo diário e manutenção


Em termos de investimento inicial, um automóvel convencional ainda é mais barato. Contudo, existem benefícios em comprar um carro elétrico que podem compensar o investimento inicial:

  • Tendência da diminuição do preço das baterias refletido no custo de aquisição

  • Incentivos financeiros (fundo ambiental)

  • Benefícios fiscais para empresas (IVA, IRC, Tributação autónoma)

  • Isenção de imposto único de circulação

  • Redução dos custos de parqueamento em algumas cidades

  • Tendência de valorização do veículo elétrico no mercado de usados (valor residual)

  • Custos de reparação e manutenção significativamente mais baixos, já que o veículo não precisa de manutenção frequente pela redução de componentes de desgaste rápido (associadas ao motor e caixa de velocidades).

  • Custos de energia inferiores ao combustível - um elétrico consome cerca de €2 por 100 quilómetros; as opções a diesel e a gasolina consomem no mínimo, respetivamente, €7 e €10.


Pegada ambiental


Em termos ambientais, um carro 100% elétrico não produz emissões de CO2 enquanto conduz, ao contrário dos carros convencionais. Mesmo que a eletricidade usada seja produzida a partir de uma fonte fóssil, o carro elétrico ganha no desempenho ambiental. Um estudo da União Europeia indica que, mesmo nessas circunstâncias, o veículo elétrico usa apenas dois terços da energia de um carro convencional.

Ainda tem dúvidas? Entre já em contacto connosco que teremos todo o gosto em esclarecer todas as duvidas.



Data: 03/03/2020

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