Vendas e Quotas de Mercados de Veículos Elétricos em Portugal
top of page

Vendas e Quotas de Mercados de Veículos Elétricos em Portugal

Ligeiros de Passageiros

Centrando a nossa análise apenas nos automóveis ligeiros de passageiros elétricos (BEV+PHEV) registou-se um crescimento homólogo de 72,1% o que equivale a uma quota de mercado de 26,4%, terceiro melhor registo mensal de sempre. Um pouco mais de um em cada quatro ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal, em janeiro de 2023, foi um Veículo 100% Elétrico (BEV) ou um veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV).


Esta entrada muito forte em janeiro, das vendas de ligeiros de passageiros elétricos novos (VE), projeta-nos para um crescimento sustentado da quota de mercado dos VE em Portugal, já para valores acima de ¼ do mercado, revelando assim a maturidade do mercado de automóveis elétricos em Portugal, apesar da sua juventude.


Se analisarmos apenas os veículos 100% elétricos (BEV) o crescimento homólogo ainda é mais forte com um aumento das vendas de 135,4%, o que equivale a uma quota de mercado de 15,5%. Um pouco mais de um em cada sete automóveis ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal é já um Veículo 100% Elétrico!


Todas as Categorias

Se analisarmos todas as categorias de veículos, ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias, o crescimento homólogo dos 100% elétricos foi de 120,5%, muito acima do crescimento homólogo dos híbridos plug-in que registaram um crescimento de 24,2%, numa clara indicação de que existindo oferta 100% elétrica com autonomia, diversidade de opções, com preços cada vez mais acessíveis, e também com o aumento da Rede Nacional de Carregamento que cresce em capilaridade e em potência disponível, são os BEV que crescem muito mais rapidamente, impulsionando a mobilidade elétrica em Portugal.


Quota de Mercado por Tipo de Energia

Ligeiros de Passageiros

As vendas do conjunto dos BEV e dos PHEV ligeiros de passageiros (26,38%), superam cada vez mais confortavelmente a venda dos ligeiros com motorização a gasóleo (16,56%) que terão os seus dias contados num prazo mais curto do que se esperaria, e bem, dizemos nós! Quanto aos BEV (15,54%) estão apenas a um ponto percentual de ultrapassarem, sozinhos, os veículos movidos por motores a gasóleo


Fote: UVE Janeiro 2023

51 visualizações0 comentário
bottom of page