top of page

Sustentabilidade em destaque na ONU

"Semana da Sustentabilidade" abordou o impacto no planeta de áreas como turismo, transporte, infraestrutura, energia e sustentabilidade da dívida.



As Nações Unidas acolheram de 15 a 19 de abril a “Semana da Sustentabilidade”. O ênfase durante estes dias será dado ao impacto de áreas como turismo, transporte, infraestrutura, energia e sustentabilidade da dívida.


Trata-se da primeira edição da “Semana da Sustentabilidade” na sede da ONU que promoverá as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, económica e ambiental – através de debates de alto nível.


Na segunda-feira houve um debate de alto nível sobre a sustentabilidade da dívida e a igualdade socioeconómica para todos.


A terça-feira foi dedicada ao Turismo e visa oferecer aos Estados-membros, observadores, sociedade civil, sistema das Nações Unidas e outras partes interessadas uma plataforma para discutir estratégias, partilhar melhores práticas e experiências para promover o turismo sustentável e resiliente e a sua contribuição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


“O turismo é crítico para o nosso crescimento económico coletivo. E, para alguns países, é o eixo da economia. Mas é também uma indústria repleta de práticas insustentáveis, que exploram recursos naturais, danificam ecossistemas, perpetuam baixos salários e contribuem com até 8% das emissões globais de carbono. Questões que exigem ser abordadas com urgência”, refere o presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), Dennis Francis.


Na quarta-feira, o terceiro dia da “Semana da Sustentabilidade”, teve o tema do transporte sustentável no centro das discussões. O painel discutiu a conceção de políticas de transporte intermodal e as melhores práticas para melhorar as viagens de passageiros e movimentos de carga, também de uma forma ambientalmente sustentável.


Na quinta-feira, no dia 18 de abril, foi dedicado a um diálogo sobre a construção da resiliência global e a promoção do desenvolvimento sustentável através da conectividade de infraestruturas.


Na sexta-feira, foi um balanço sobre os progressos alcançados na última década face à energia sustentável com Dennis Francis a lançar um apelo à ação para encorajar uma maior aceleração da implementação dos ODS.


Em relação a medidas práticas adotadas pela ONU para esta “Semana da Sustentabilidade”, Francis destacou a eliminação gradual de painéis publicitários da Assembleia-Geral, que normalmente são deitados fora após os eventos, e a sua substituição por painéis LED de longa duração e energeticamente eficientes.


Fonte: Weletric.

1 visualização0 comentário

コメント


bottom of page