top of page

Rede Mobi.E: o que é e como utilizar a rede de mobilidade elétrica



A Mobi.E - Rede de Mobilidade Elétrica, é a rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizado. Ou seja, se tens ou vais ter um carro elétrico ou um híbrido, tens mesmo que saber o que é.

Atualmente, a rede de mobilidade elétrica conta com mais de 3.300 postos de carregamento de acesso público em Portugal, onde é possível carregar a bateria dos veículos elétricos. Mais de 1.100 são já de carregamento rápido ou ultra rápido (potência superior a 22 kW).


Trata-se de uma empresa pública que atua, desde 2015, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, assumindo a responsabilidade da gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétricos, designadamente em termos de fluxos energéticos, de informação e financeiros.


Como podes carregar o teu veículo elétrico com a rede de mobilidade elétrica

A Rede Mobi.E permite que carregue o seu veículo em qualquer posto de carregamento da Rede (Continente, Açores e Madeira), independentemente do respetivo Operador de Ponto de Carregamento (OPC) ou Detentor de Ponto de Carregamento (DPC), desde que possua um contrato ativo com qualquer Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME).


Para carregares o teu veículo em qualquer posto da rede de mobilidade elétrica, deves seguir estes passos:



Os postos de carregamento estão classificados de acordo com as suas potências, da seguinte forma:

  • Postos Normais, inferiores a 7,4 kW;

  • Postos Semi Rápidos, de 7,4 kW até 22 kW, inclusive;

  • Postos Rápidos, superiores a 22 kW até 150 kW;

  • Postos Ultra Rápidos, iguais ou superiores a 150 kW.


Existem, também, diferentes tipos de carregamento:

  • Carregamento lento: carregamento que pode demorar mais de 8 horas;

  • Carregamento semi rápido: carregamento máximo até 4 horas;

  • Carregamento rápido: carregamento máximo entre 1h-1h30m;

  • Carregamento ultra rápido: carregamento máximo até 1 hora.


Tem especial atenção à capacidade de carregamento do teu veículo elétrico. A maioria das baterias dos veículos elétricos pode ser carregada em postos normais ou semi rápidos.

Os veículos plug in, por exemplo, não podem utilizar postos rápidos e ultra rápidos. No momento da aquisição da tua viatura elétrica, informa-te junto do teu concessionário sobre as tipologias de postos de carregamento mais indicadas para o modelo que pretendes adquirir.


Fonte: Mobi.E





29 visualizações0 comentário
bottom of page