Elétrico chinês Nio ET5 quer rivalizar de verdade com o Tesla Model 3
top of page

Elétrico chinês Nio ET5 quer rivalizar de verdade com o Tesla Model 3

O sedan elétrico ET5 é a força da empresa automotiva chinesa Nio para concorrer de forma potente com o Tesla Model 3 vendido no país.




O ET5 é o carro elétrico mais recente da montadora chinesa Nio e está sendo preparado para ser um rival do Tesla Model 3 em seu mercado doméstico. O sedan de médio porte foi revelado no evento Nio Day, apresentando medidas como 470 centímetros de comprimento. Ou seja, é quase do mesmo tamanho que o elétrico da montadora americana (que também é montado na China para distribuição local).

Em sua estrutura híbrida de aço-alumínio, o ET5 será enviado com sensores e tecnologia para direção autônoma limitada em rodovias, áreas urbanas e manobra em vagas de estacionamento. O sedan vem com o sistema Nio Autonomous Driving (NAD) mais recente.


Com o Nio Aquila Super Sensing e o Nio Adam Super Computing, a empresa afirma que o ET5 irá gradualmente alcançar uma experiência de direção autônoma que seja considerada segura para os diferentes cenários de trânsito e troca de bateria. Outros recursos consistem em portas de soft-close com janelas sem moldura e maçanetas niveladas, chave digital UWB e cockpit digital panorâmico com tecnologias AR e VR.


Programa de baterias da Nio


O ET5 será lançado com opções de pacotes de bateria de 75 kWh, 100 kWh e 150 kWh. Segundo a Nio, o maior pacote, batizado de Ultralong, permitirá um alcance de mais de 965 km no ciclo de testes chinês. Um trem de força com tração nas quatro rodas e motor duplo entrega 482 cv, gerando um sprint de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, de acordo com as informações da montadora.

Já com relação a estações de troca de bateria da empresa, o recurso será lançado em uma data futura ainda não especificada, como um serviço de assinatura mensal. A empresa já mostrou a força desse modelo de negócios chamado de Bateria como Serviço (BaaS), ao oferecer no ano passado um pacote de atualização baseado em uma bateria de 100 kWh para os assinantes.

A Nio também opera uma rede de estações de troca de bateria na China e, recentemente, fez parceria com a Shell para expandir a infraestrutura de troca e carregamento convencional. A Nio já está presente na Noruega e planeja expandir para Alemanha, Holanda, Suécia e Dinamarca em 2022. Ao todo, a empresa chinesa quer estar presente em 25 países e regiões até 2025.

O preço do ET5 começa em 328 mil Yuans (algo em torno de R$ 289.786, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas) e os compradores podem obter um desconto de 70 mil Yuans (cerca de R$ 62 mil) se escolherem a opção de assinatura da bateria da Nio. O veículo que quer bater de frente com o Tesla Model 3 na China vem com nove opções de cor externa, e suas entregas estão previstas para começar em setembro de 2022.


Fonte: Olhar Digital.

15 visualizações0 comentário
bottom of page