top of page

Vendas de automóveis elétricos na Europa ultrapassaram carros a diesel

Os elétricos ultrapassaram os carros a diesel em junho, pela primeira vez, nas vendas de automóveis novos na Europa. Um em cada cinco elétricos novos vendidos no primeiro semestre eram da marca Tesla.


Os automóveis elétricos ultrapassaram os a diesel em junho, pela primeira vez, nas vendas de carros novos na Europa, anunciou a associação de fabricantes ACEA esta quarta-feira.

Com 158.000 veículos vendidos, os carros elétricos passaram de 10,7 para 15,1% de quota de mercado em um ano. As vendas dispararam sobretudo na Holanda, Alemanha, França e Bélgica.


Este aumento foi impulsionado principalmente pela Tesla, que reduziu os seus preços. Um em cada cinco veículos elétricos vendidos na Europa no primeiro semestre do ano pertence à marca de Elon Musk.


A venda de carros híbridos também teve um forte impulso, representando agora 24,3% do mercado, impulsionados pelas vendas na Alemanha, França e Itália. Já as vendas de híbridos recarregáveis (que podem ser carregados ligando a uma tomada ou terminal) caíram em um ano, obtendo 7,9% do mercado.

A gasolina continua a ser a principal energia dos carros vendidos na UE, com 36,3% das vendas em junho, um aumento de 11%.



Mercado recupera no semestre

Globalmente, as vendas de carros novos recuperaram na Europa no primeiro semestre do ano, com um aumento de 17,9% em 12 meses. Contudo, apesar dos 5,4 milhões de carros vendidos, o mercado abrandou em 21% comparativamente ao primeiro semestre de 2019, último ano de todos os recordes antes da pandemia de Covid-19.

“A evolução dos últimos meses mostra que a indústria automóvel europeia está a recuperar dos problemas logísticos causados pela pandemia”, sublinha a ACEA, em comunicado.

O mercado automóvel europeu voltou a crescer de forma sustentável desde agosto de 2022, quando a crise da Covid-19, combinada com a escassez de peças, incluindo componentes eletrónicos cruciais, o abalou.


Fonte: ECO Sapo.





26 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page