top of page

Toyota vai lançar carro elétrico com 1500 km de autonomia

A Toyota, um dos principais fabricantes de automóveis revelou estar a trabalhar num ambicioso projeto que promete revolucionar o setor elétrico mundial.




O setor da mobilidade elétrica está em constante evolução e isso indica que a tecnologia vai apresentar interessantes surpresas num futuro próximo, neste caso a Toyota informou que está a decorrer um projeto para desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de baterias de estado sólido.


O projeto da Toyota promete alcançar uma impressionante autonomia de 1500 quilómetros com apenas uma carga, esta meta será sem dúvida algo muito significativo para o setor elétrico, considero mesmo que seria a revolução da mobilidade e mudaria tudo o que conhecemos atualmente.


O fabricante japonês planeia lançar no mercado um carro elétrico que apresentará esta tecnologia já em 2025, o que realmente traduz que a Toyota vai apostar forte e sem dúvida já possui conhecimentos tecnológicos que outros fabricantes não conhecem. As baterias de estado sólido da Toyota em contraste com as tradicionais baterias de iões de lítio representam um avanço tecnológico crucial para a indústria automóvel, com três importantíssimas vantagens:

  • Redução drástica dos tempos de carregamento;

  • Aumentar a capacidade das baterias;

  • Diminuição considerável do risco de incêndio (baterias de iões de lítio utilizam um eletrólito líquido)

Baterias de estado sólido da Toyota podem mudar setor da mobilidade elétrica


A versão da Toyota para o carro elétrico que promete lançar no mercado já em 2025 tem como objetivo aumentar a autonomia em pelo menos 20%, fator notável para um tão curto espaço de temporal.


No entanto o mais interessante é que o fabricante está já a trabalhar na versão seguinte que apresentará um rendimento melhorado com mais 50% de autonomia e tempos de carregamento de apenas 10 minutos.


Esta tecnologia vai transformar o paradigma atual que se refere à necessidade de planeamento das viagens ao incluir os limites de autonomia e tempos de carregamento das baterias, fatores que impedem a aquisição a larga escala de carros elétricos.


Este avanço tecnológico será um grande passo para a indústria da mobilidade elétrica e vai surgir no mercado em apenas um par de anos, se tudo acontecer conforme previsto vai atrair milhões de consumidores para a entrada no setor dos carros elétricos. Fonte: Portal Energia.

20 visualizações0 comentário
bottom of page