top of page

Temperaturas altas? 6 dicas para otimizar o carregamento do seu veículo

O calor do verão pode dificultar o carregamento do seu veículo elétrico. Uma bateria sobreaquecida compromete o desempenho do carregamento e, por sua vez, a do carro. Saiba os cuidados a ter.



O verão já chegou e faz-se sentir em força. De ano para ano, as temperaturas têm vindo a subir, sendo que em Portugal algumas regiões já ultrapassaram mesmo a marca dos 40 graus Celsius. E o calor abrasador não afeta apenas as pessoas e as outras formas de vida que vivem connosco neste planeta, mas tem também impactos sobre os nossos automóveis.


Por isso, e dado o número crescente de condutores de automóveis elétricos no país, a Juice Technology apresenta agora meia dúzia de dicas que poderão ajudar a otimizar o carregamento das baterias. Em comunicado, a empresa aponta que “em temperaturas extremas, pode observar-se uma queda no desempenho do carregamento”, pois “à medida que a bateria se aproxima do ponto de sobreaquecimento, a taxa de carregamento abranda”.


O que fazer para tornar mais eficiente o carregamento do seu automóvel elétrico:
  1. Carregar a bateria durante as horas com temperaturas mais baixas, ou seja, de manhã cedo ou ao fim da tarde/noite. Desta forma, o desempenho do processo de carregamento não será agravado por temperaturas ambiente elevadas.

  2. Ligar o ar condicionado antes de sair em viagem. Se ligar o sistema de ar condicionado durante o processo de carregamento, este irá consumir energia da rede elétrica e não da bateria. Desta forma, evita-se um esforço adicional da bateria e reduz-se o risco de sobreaquecimento.

  3. Ao conduzir, tente evitar acelerações e travagens bruscas. Se conduzir suavemente, consumirá menos energia, a bateria sobreaquecerá menos e aumentará a autonomia do veículo durante a viagem.

  4. Tente manter uma velocidade que não seja demasiado rápida durante toda a viagem. Quanto mais depressa conduzir, mais facilmente a bateria sobreaquecerá.

  5. Planeie o seu percurso, incluindo as paragens necessárias para carregamento: Antes de um automóvel parar devido a bateria fraca, o sistema terá dado vários avisos e a velocidade máxima permitida terá sido restringida. Mas para evitar surpresas, é bom planear o seu percurso com antecedência, especialmente em viagens longas, incluindo possíveis paragens para carregamento.

  6. Leve consigo uma estação de carregamento portátil: Em alguns países que são destinos populares de verão, como Espanha ou Itália, as infra-estruturas de carregamento ainda não são suficientes, especialmente em determinadas zonas. Para além de planear bem o seu percurso, um bom aliado para as suas viagens deste verão pode ser uma estação de carregamento portátil, que lhe permite carregar o seu veículo nas suas paragens, utilizando qualquer tomada doméstica ou industrial.


Fonte: Green Savers, SAPO.PT.


13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page