top of page

Novos recordes de vendas de veículos elétricos em junho e no 1º semestre de 2023

O 1º semestre de 2023 fechou com 37.267 veículos elétricos vendidos em Portugal, dos quais 30.963 são veículos elétricos novos.



No primeiro semestre de 2023, verificaram-se vários recordes de vendas, contudo, o mês de junho é o mês que detêm o recorde atual de vendas de veículos elétricos (considerando os veículos 100% elétricos ou BEV – Battery Electric Vehicles e os veículos híbridos plug-in ou PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles), com 7.316 veículos novos e importados usados matriculados num só mês, dos quais 6.192 são veículos elétricos novos (segundo os ROM – Representantes Oficiais das Marcas) – ambos os valores são os mais altos até à data.


No mês de junho venderam-se 3.650 veículos 100% elétricos (BEV) e 2.542 veículos híbridos plug-in (BEV), no acumulado de BEV e PHEV as vendas chegaram aos 6.192 veículos vendidos em Portugal num só mês. As vendas de veículos elétricos novos em Portugal, desde o início do ano, já ultrapassam as 30.000 unidades (com 30.963 veículos novos vendidos).


O crescimento exponencial do número de veículos 100% elétricos vendidos em Portugal, é deveras impressionante! Se compararmos o total de vendas no primeiro semestre de 2023 (18.735) esse valor é mais do dobro do total de vendas de 2020 (8.137) e ultrapassa largamente o total de 2021 (14.057), inclusive, estamos a menos de 1.500 unidades de ultrapassar o total do ano passado (20.176).


No acumulado de BEV e PHEV, verifica-se um crescimento muito acentuado, mas com o abrandamento das vendas de veículos PHEV nos últimos meses, que não replica totalmente o impacto impressionante do crescimento de vendas de veículos 100% elétricos como referido. Naturalmente, é importante assinalar que em todo o ano de 2021, foram vendidos 29.724 veículos elétricos (BEV e PHEV), contudo, um ano e meio depois, esse valor é ultrapassado em apenas seis meses.



Em virtude da maior e mais diversificada oferta de veículos 100% elétricos, com autonomias cada vez mais de acordo com as necessidades dos utilizadores, com possibilidade de carregamento rápido a maiores potências, a preços que vão, embora lentamente, diminuindo a diferença em relação aos equivalentes com motores térmicos e com a expansão, muito significativa, da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos, as vendas veículos dos 100% elétricos impõem-se às vendas dos híbridos plug-in.

Fonte: UVE (Associação Utilizadores Veículos Elétricos).

20 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page