top of page

MOBI.E desafia municípios a terem “Ruas Elétricas” nos seus territórios

Projeto piloto, orçado em dois milhões de euros, visa instalar postos de carregamento de baixa potência em zonas habitacionais.


A MOBI.E vai implementar um projeto piloto denominado “Ruas Elétricas” (ver Edital nº. 1/2024), em parceria com os municípios, que selecionarão um conjunto de ruas localizadas em zonas habitacionais sem parqueamento próprio, com vista à instalação de postos de carregamento para veículos elétricos, cuja potência seja inferior a 7,4 kW. O projeto, orçado em dois milhões de euros, deverá ser concretizado até ao final de 2025. 

Com este projeto, a “MOBI.E pretende abrir uma nova frente de cobertura da rede Mobi.E, criando as condições experimentais de partida para dar ao crescente números de utilizadores de veículos elétricos soluções de carregamento na via pública, em zonas onde os espaços privados não são opção”.

Para poderem participar neste piloto, os municípios do Continente ou das Regiões Autónomas deverão apresentar à MOBI.E uma manifestação de interesse (ver anexo II), que deverá incluir uma proposta de local para a instalação dos postos de carregamento, até ao dia 30 de maio. Os municípios poderão participar de forma individual ou agregada.

Durante o mês de junho, a MOBI.E indicará aos municípios se a sua candidatura foi selecionada.

Após o processo de seleção dos municípios, e antes de ser concluído o procedimento para adjudicação do fornecimento, instalação e operação dos postos a Operadores de Postos de Carregamento OPC, a MOBI.E irá promover a assinatura de um protocolo de colaboração com cada uma das entidades selecionadas (ver minuta de protocolo). 

Para mais informações, consulte a Ficha do Projeto. fonte: MOBI.E

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page