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Evolução e tendências 2023 da mobilidade elétrica na Europa

A Juice Technology, multinacional suíça especializada na conceção e comercialização de soluções de carregamento para veículos elétricos, apresenta uma série de tendências para explicar a situação atual.


Tendências 2023 da mobilidade elétrica na Europa

Lars Thomsen, perito em prospetiva e membro do conselho de administração da Juice Technology, aponta vários pontos que marcaram a transição para a mobilidade elétrica nos últimos meses:


  • Um contexto global de instabilidade

Os ecos da pandemia de Covid-19 ainda ecoam, o que, juntamente com os problemas da cadeia de abastecimento, o aumento dos preços da energia, os receios de uma nova recessão, a inflação e a alteração das condições de enquadramento dos subsídios públicos em alguns países, entre outros, estão a causar distorções no mercado da mobilidade elétrica.

No entanto, de acordo com Thomsen, a evolução das vendas a que estamos a assistir no segundo semestre de 2023 indica que a queda da procura no primeiro semestre do ano foi temporária e não é invulgar, dadas as alterações no sistema de subsídios.

  • Custos totais, duas palavras mágicas

A opinião popular de que os carros elétricos são mais caros do que os carros a combustão não é verdadeira se tivermos em conta os custos associados à manutenção do veículo a médio e longo prazo. O motor elétrico tem quase sempre um desempenho melhor do que o motor de combustão, mesmo com preços elevados de eletricidade e baixos de combustível.

O fator decisivo para determinar qual o modelo de veículo mais acessível não deve ser o preço de compra, mas sim os custos totais associados ao longo de toda a vida útil do veículo.

O custo total de propriedade (TCO), que, para além do preço de compra e dos custos de funcionamento, tem também em conta a depreciação, os custos fixos, como o seguro e o imposto automóvel, bem como os custos de manutenção, é o parâmetro que realmente mostra o verdadeiro custo de um veículo.


  • A mobilidade elétrica não é apenas para o segmento de luxo

Até há pouco tempo, os fabricantes de automóveis concentravam-se sobretudo no segmento de luxo para o desenvolvimento das suas variantes elétricas, uma vez que este segmento é mais procurado e o potencial cliente é menos sensível ao preço.

Tudo isto está a começar a mudar e a amplitude da oferta que os fabricantes começam a oferecer nos últimos anos está a abrir a porta à mobilidade elétrica para veículos de gama média. Isto está a chegar a um grande segmento da população que até agora não podia pagar um modelo elétrico.

Em termos de desenvolvimento clássico do mercado, estamos a passar da fase de introdução do veículo elétrico para a fase de crescimento. O grupo-alvo está a crescer e a procura de veículos funcionais está a aumentar.


  • A China, motor de desenvolvimento dos mercados mundiais

Embora a situação esteja a mudar em termos de oferta de automóveis de gama média mais acessíveis por parte dos fabricantes europeus, a China está muito à frente da Europa neste domínio. O gigante asiático está a impor-se globalmente no mercado dos veículos familiares de gama média, o que, segundo Thomsen…

…fará com que a média europeia de matrículas de veículos totalmente elétricos atinja 45% até ao final de 2025.

Este facto aumentará a pressão sobre os fabricantes europeus para que desenvolvam e ofereçam modelos competitivos para o segmento de gama média.

  • A gestão inteligente do carregamento está a tornar-se cada vez mais importante

Com o número crescente de automóveis elétricos em garagens comuns, parques de estacionamento, parques de estacionamento de escritórios ou espaços de aluguer de automóveis, a gestão inteligente e segura do carregamento está a tornar-se um pilar central para o desenvolvimento de estações de carregamento fixas e portáteis.

Para tal, são necessários algoritmos inteligentes que tenham em conta as necessidades dos utilizadores, o estado de carga dos veículos e outros fatores, como as tarifas diárias de eletricidade ou o perfil de utilização dos veículos. Desta forma, o carregamento pode ser otimizado através do reconhecimento de padrões e com base numa análise de dados robusta. Fonte: Fernando Jesus, Portal Energia.

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