top of page

Carregamento Rápido: Qual a diferença?

Fala-se de carregadores normais, rápidos e super-rápidos. Afinal qual a diferença entre estes?



Em Portugal, o número de veículos elétricos tem aumentado exponencialmente, consequentemente a quantidade de carregadores também. Só a rede Mobi.E conta com mais de 3.400 postos de carregamento em todo o país.


Contudo, nem todos os postos de carregamento são iguais. Com a adesão à mobilidade elétrica, houve a necessidade de adaptação da tecnologia e introdução de novas formas de carregar os veículos elétricos.


A principal diferença entre estes tipos de carregadores está na potência de carregamento e na velocidade com que recarregam a bateria do veículo.


  • Os carregadores normais (carregamento AC) utilizam uma potência entre os 7,2KW e os 22 kW.


  • Os carregadores rápidos (carregamentos DC) utilizam uma potência entre os 50kW e os 90KW. Em geral, um posto de carregamento rápido pode carregar até 80% da bateria em menos de uma hora, dependendo da tamanho da bateria.


  • Já os carregadores ultra-rápidos (carregamentos DC) têm uma potência bastante superior aos anteriores, normalmente com potências superiores a 120 kW e podem chegar aos 270KW. Dependendo do tipo de automóvel, permite um carregamento dos 20% aos 80% em apenas 15 minutos. fONTE: cARGA.

14 visualizações0 comentário
bottom of page