top of page

Brasileira Embraer vai produzir veículos elétricos voadores em 2026

Embraer e Nidec receberam "luz verde" para uma joint-venture conjunta que vai desenvolver veículos aéreos elétricos.



Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e o fabricante japonês de motores elétricos Nidec vai iniciar a produção em massa de “carros voadores” em 2026, após a aprovação incondicional de todas as autoridades reguladoras necessárias para o estabelecimento da nova empresa, que tinha sido apresentado no Paris Air Show, em junho último.


Num comunicado conjunto, as duas empresas revelaram que a nova joint venture, chamada Nidec Aerospace, pretende investir mais de 77 milhões de dólares (73 milhões de euros) nos próximos anos. A transação combina sinergias complementares e expertises em áreas distintas das engenharias das duas empresas para o desenvolvimento conjunto de Sistemas Elétricos de Propulsão para o setor aeroespacial, incluindo para aeronaves elétricas de descolagem e aterragem horizontal (eVTOL, na sigla em inglês), denominados de carros voadores.


A Embraer contribuirá com expertise, know-how e recursos relacionados com o controlador, e a Nidec contribuirá com sua expertise, know-how tecnológico e recursos relacionados com os motores elétricos. A Nidec detém 51% do capital da joint venture, e a Embraer, os 49% restantes.


A mobilidade aérea urbana é um segmento de negócio que possa vir a movimentar 1,5 triliões de dólares até 2040, de acordo com estudos da Morgan Stanley Research.

Vincent Braley, líder da equipa do Negócio Motion and Drives da Nidec, nos EUA, foi nomeado CEO da Nidec Aerospace com efeito imediato.


“É UM MARCO NA NOSSA VISÃO DE ELETRIFICAR A MANEIRA COMO O MUNDO SE MOVE”, DIZ MICHAEL BRIGGS.

“Esta aprovação representa um marco significativo não apenas para a criação da nova empresa com a Embraer, mas também na nossa visão conjunta de avançar e eletrificar a maneira como o mundo se move”, diz Michael Briggs, Vice-Presidente Sénior e Presidente da Unidade de Negócios Motion & Energy da Nidec.


“Agora, com a autorização oficial para prosseguir, a equipa da Nidec Aerospace está preparada para trazer a experiência, a velocidade e o impulso necessários para acelerar a aviação sustentável em escala global”, acentua Briggs.


“O próximo passo será a integração das duas poderosas capacidades industriais e de engenharia, focadas na excelência empresarial. Juntas, as nossas extraordinárias equipas poderão desenvolver soluções avançadas para colaborar com o futuro da aviação sustentável”, refere Dimas Tomelin, Vice-Presidente Sénior de Estratégia Corporativa, Digital e Inovação da Embraer.

Primeiro cliente

O primeiro cliente da Nidec Aerospace a encomendar o Sistema Elétrico de Propulsão é a Eve Air Mobility, uma empresa independente que pretende competir no mercado de mobilidade aérea urbana que assinou uma carta de intenção para entregar até 35 aeronaves elétricas à Falcon Aviation Services, que opera na região do Médio Oriente e África, a partir de 2026.

A Nidec Aerospace será localizada em Saint Louis, no centro-oeste dos EUA, na sede da Nidec Motor Corp, e irá contar com o suporte das fábricas da Nidec e da Embraer no Brasil e no México, revelaram as duas empresas em junho. Fonte: Weletric.

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page