top of page

Abril atinge cerca de 448 mil carregamentos com a utilização da rede Mobi.E

No primeiro quadrimestre realizaram-se, no total, cerca de 1,7 milhões de carregamentos, o que representa um aumento de 67% face aos primeiros quatro meses do ano passado. Foram consumidos cerca de 33 mil MWh de energia, mais 86% do que no mesmo período de 2023



No mês de abril, foram registados cerca de 448 mil carregamentos, o que representa uma subida de 66% face ao mesmo mês de 2023. Ao nível dos consumos de energia, atingiram praticamente os 9 milhões de kWh, um aumento de 80% em comparação com o período homólogo. 


O contínuo crescimento da rede é um dos principais fatores que contribui para estes números, uma vez que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas elétricas. Em abril, integravam a rede Mobi.E cerca de 4.750 postos de acesso público, o que equivale a cerca de 8.380 pontos de carregamento.


Outro dado relevante é a potência da rede, que superava os 261.000 kW, cerca de 4% acima do objetivo proposto no regulamento europeu “Alternative Fuel Infrastructure” Regulation” (AFIR). No final de abril, cerca de 1.730 postos de carregamento eram rápidos ou ultrarrápidos, o que representa 36% do total da rede. 


Nos primeiros quatro meses do ano, cerca de 132.500 utilizadores distintos carregaram os seus veículos na rede Mobi.E, o que representa um crescimento de cerca de 66% face ao período homólogo. Em média, neste primeiro quadrimestre, cada utilizador efetuou 13 carregamentos na rede Mobi.E.


Quanto ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, de janeiro a abril foram poupadas mais de 27 mil toneladas de CO2. Seriam necessárias mais de 468 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono.

Existem atualmente 90 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 122 tomadas, em média.


Pode ter acesso a esta e outra informação no site da MOBI.E, no portal MOBI.Data em: https://www.mobie.pt/mobidata/data

1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page